Fábrica de Vespas – Iain Banks – DarkSide Books

Hello little bats!

 

Hoje venho trazer pra vocês um livro que vai te deixar  bem transtornado e perturbado!

O livro fábrica de vespas, do escritor escocês Iain Banks  é narrado em primeira pessoa, onde você se aprofunda na mente do garoto Frank, que vive com seu pai em uma ilha e tem uma vida aparentemente monótona e normal, até você descobrir que nada disso é tão normal quanto aparenta ser.  A mente do garoto é muito mais obscura e perturbada do que você pode imaginar.

A narrativa de Frank mostra muitas coisas sobre seu passado e sobre toda a sua família excêntrica além de misturar com fatos do seu presente e ele dar sua opinião sobre alguns pontos de vista – o que te deixa perplexa – por saber que isso vem praticamente de uma ‘criança’.

 

dsc_0231

“Bem, é sempre mais fácil ter sucesso na morte.”

 

Frank não é filho único, ele tem um irmão chamado Eric. Porém seu irmão foi internado em um hospital após diversos fatos de sua vida que ferraram com sua cabeça e sanidade mental.  Frank foi abandonado por sua mãe logo quando era criança, desde então vive com seu pai – um tanto estranho – que guarda muitos segredos e sua família tem um enorme caso de suicídios. Frank odeia sua mãe e criou um certo desprezo por mulheres. Após Eric fugir do hospital psiquiátrico, Frank se prepara para encontrar seu irmão até então temido pelos moradores da cidade e pelas loucuras que cometeu até ser internado.

É aí que você não consegue largar o livro até saber tudo o que está acontecendo, pois começa uma forte tensão mostrando alguns acontecimentos da vida de Frank, que podem – ou não – ter levado ele para um caminho tão frio, um caminho de psicopata e de muitos questionamentos da sua sanidade mental. Que por fim nos revela um final que você nunca nem pensou durante sua leitura.

 

dsc_0225

 

A narração é bem detalhada, muitas vezes você sente até alguns arrepios quando Frank da detalhes sobre seus ‘rituais metódicos’ e sobre as mortes de crianças que ele causou.  Aí você fica se questionando, que porra de criança é essa?

Geralmente os psicopatas causam bastante interesse nas pessoas por essa questão de você querer descobrir o porquê isso foi desenvolvido na pessoa, o que a tornou um psicopata, como eles pensam, de onde eles vem hahaha. Em Fábrica de vespas você está dentro dessa cabeça insana de um psicopata em formação, assistindo e lembrando os acontecimentos que o envolvem e degustando de seus pontos de vista e sentimentos.

Eu fiquei interessada pela temática da história desde que a DarkSide anunciou que iria publicar, por se tratar de um livro eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, nunca antes editado no Brasil, além de ser bem criticado como perturbador haha.

Eu curti a história, o como ela me envolveu até a última página e como não consegui deduzir nada que estava acontecendo com essa família desgracenta. É aquele tipo de livro que você fica angonizado e feliz por não conseguir pensar em nada que possa ser a chave de tudo aquilo, ele simplesmente é o que é. A mente de Frank te engole de um jeito que você não consegue mais sair até tudo acabar.

 

“A ideia é que Frank represente a todos nós, em certos sentidos; enganado, iludido, saudoso de algo que nunca existiu, vingativo sem nenhum bom motivo e tentando com muito esforço viver por algum ideal exagerado que, na verdade, não tem qualquer relevância real.”

 

Leia se estiver preparado!

Você pode adquirir esse livro aqui:  Fábrica de Vespas


dsc_0217             “Uma morte é sempre excitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável

está, mas quão sortudo é.”

dsc_0212

“Nossas vidas são símbolos. Tudo que fazemos é parte de um padrão que, pelo menos em parte, decidimos.

O forte cria o seu próprio padrão e influencia o de outras pessoas, o fraco tem seus caminhos traçados

por alguém. O fraco, e o azarado, e o idiota.”

Boa leitura!

Compartilhe com:

FacebookTwitterGoogleTumblrPinterest


Designer, fotógrafa, modelo alternativa e mãe. Criou esse blog com o intuito de compartilhar suas trevosidades, gostos e também continuar sua missão no mundo da procrastinação.

Posts Relacionados

One thought on “Fábrica de Vespas – Iain Banks – DarkSide Books

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *